domingo, 5 de fevereiro de 2012

Nostalgia

Dei por mim a organizar as etiquetas das mensagens deste blog e a sentir saudades do novo, da descoberta, da liberdade que é estar num outro país longínquo.
Saboreio cada memória e anseio pelas férias da Páscoa. Aterrarei em Viena, irei para Bratislava e talvez passe em Budapeste pela terceira vez. Poderia dizer que a segunda vez não contou por ter estado apenas numa das estações de comboios. Mas a imagem do Lago Balaton como cenário de fundo nunca me deixaria indiferente, nem sei por quantas estações tal a grandeza dele! E talvez, por isso, chamado o "mar húngaro".
Se desligar-mo-nos da língua, a Hungria lembra-me Portugal, no interior mais para sul..., e antes da abertura das fronteiras, na altura em que não havia tanta oferta global de produtos.
Têm estradas novíssimas como nós que nos facilitam o acesso rápido a qualquer localidade mais distante. A que preço? Enfim...
Em Baja (sul da Hungria) tive a sensação de estar em Santiago do Cacém pela construção das casas, ambiente pacato, menos o Danúbio imponente.

Um comentário:

  1. Olá!
    Pelo nome do teu blog apeteceu-me segui-lo!
    Como tu, eu adoro viajar, mas ainda não fui à Hungria.
    Um dia destes...
    Vou ler com calma as tuas crónicas de viagem. Tenho algumas, mas ainda não as publiquei.
    Um dia destes...
    Já viste de quantos dias irei precisar para escrever sobre tudo o que já vi!!!
    Bj da
    Teresinha

    ResponderExcluir