quarta-feira, 20 de junho de 2012

Polónia Junho 2012

O plano da viagem foi o seguinte: apanhei avião de Lisboa para Varsóvia, fiquei lá três dias e vim para Cracóvia. Varsóvia foi destuída em 90%, se não estou em erro, pela guerra. Por isso é uma cidade em reconstrução, com muitos edifícios modernos. O edifício da Peugeot era um gueto judeu. Cracóvia já tem outra atmosfera e mais para ver a meu ver. Como visitas obrigatórias, no primeiro dia, o destino foram os campos de concentração de Aushwitz, nome dado pelos alemães à localidade polaca. No segundo dia foi para visitar a fábrica de Oscar Schindler e o terceiro dia dedicado à Mina de sal. Tudo valeu a pena, mas a mina de sal é demasiado turística e apertada para o meu gosto. Além de, penso que grande parte da razão da minha embirração, se poder tirar fotografias (com flash!) mediante o pagamento de uns selos de permissão. Ou se preserva ou não se preserva o património! Mas a capela...faz valer a pena! É um local acessível a toda a gente que queira assistir às missas (depois de pagar bilhete e descer todas aquelas escadas!)ou mesmo quem ali queira casar!

Um comentário: